domingo, 1 de maio de 2011

Os Jornais: há 100 anos ...


Os Jornais: há 100 anos ...


Da “GALERIA COMERCIAL”, do Jornal O Independente, de 17 de setembro de 1911 (Arquivo Histórico Municipal Moysés Vellinho), veiculamos hoje a homenagem feita ao Dr. Sarmento Barata.

Dr. Sarmento Barata
“Entre os vultos que tem sido homenageados por esta galeria, figura, indiscutivelmente, entre os mais distintos, o cidadão cujo retrato temos o prazer de estampar hoje.
E tanto mais intenso é o nosso júbilo, quando se trata, além disso, de um homem de vasto cultivo científico, que honra sobremodo as nossas academias e, conseguintemente a nossa terra.
Conhecem-no todos sobejamente, já pelo grande renome de professor que é dos mais distintos, já pelo grande número de preparados farmacêuticos de nomeada, que tem merecidos elogios das principais celebrações médicas brasileiras.
Apenas terminado o curso de farmácia, que fez com brilhantismo, e estabelecido com a popular e conceituada “Pharmacia do Índio” para logo começou a distinguir-se pelo seu afinco ao trabalho, pelos seus estudos sérios, constantes e clarividente inteligência, que tantos e tão esplendidos produtos farmacêuticos tem produzido, alguns dos quais tem merecido a atenção do nosso mundo médico, operando curas de maravilhar.
O nosso digno biografado é um dos lentes mais em destaque e mais conceituados da Faculdade Livre de Medicina e Pharmacia desta capital, quer pela lucidez do seu espírito, quer pela sua vasta cultura científica.
Sobre possuir tantos e tão belos predicados, é um cidadão distinto, dotado de um caráter sem falhas e de um belo coração.
É casado com uma distinta filha do finado cavalheiro José Soares Júnior, há pouco falecido nesta capital.
Encerrando estas ligeiras linhas biográficas, mais uma vez declaramos o nosso prazer em termos tido ocasião de prestar a homenagem inequívoca do nosso apreço tão digno cavalheiro, que tanto honra com a sua presença a nossa sociedade.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário