domingo, 22 de novembro de 2015

2º Fórum de Genealogistas


2º Fórum de Genealogistas


O 2º Fórum de Genealogistas reuniu sábado 14/11/2015 mais de 30 pessoas para debater sobre o tema da divulgação e publicação das pesquisas genealógicas.
Abrindo o evento, Diego de Leão Pufal e Zélce Mousquer revelaram boas dicas sobre a criação de um blog que vise difundir as pesquisas. A partir do seu próprio blog “Antigualhas, Histórias e Genealogia”, Diego nos mostrou os prós e os contras, chamando a atenção para as facilidades e as trocas que tal ferramenta permite.

 

Jorge Todeschini abordou a temática dos sites, onde podemos buscar informações, assim como, armazenar e disponibilizar nossas pesquisas.



A terceira comunicação foi do produtor gráfico Marcos Secco, com dicas práticas para todos os que pretendem editar um livro. A complexidade da matéria chamou-nos a atenção para o cuidado que devemos ter na hora de coletar nossos dados, sobretudo no quesito imagem fotográfica, quer de pessoas, locais e, sobretudo de documentos.



O mais interessante de tudo foi perceber que o conhecimento transitava, as pessoas interagiam, se apresentavam, trocavam informações... Além da tradicional “banquinha de livros”, alguns autores, os quais seguem por ordem alfabética, levaram suas obras:


Daniel Teixeira Meirelles-Leite e Roberto Monte da Rocha, com “Descendentes de Manoel Cardoso Beirão de Oliveira”






Diderot Carlos Lopes, de Brasília, compareceu com seu livro “O detetive do passado e sua viagem de além mar”



Eliani Guimarães Vieira e Jaime de Abreu Rocha, com “Genealogia de famílias viamonenses”



Luiz Oto Sulzbach, com “Família Mörschbächer – História e Genealogia”



Ricardo Porcher, representando o grupo GenealogiaRS, trouxe a excelente obra compartilhada “Famílias de Origem Alemã – Vol. I”


Roberto Heberle Dillenburg e Roberto Monte da Rocha, com as obras“Achenbach no Brasil” e “Os Blauth no Brasil - Genealogia“




A Equipe da Oficina das Origens e parceiros agradecem a todos a presença e a participação em mais um evento bem sucedido na área da genealogia!

4 comentários:

  1. Uma beleza! Fiquei com uma dorzinha de cotovelo por não poder participar.
    Parabéns aos organizadores e aos participantes.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ser informado dos próximos eventos.
    Acabo de Editar meu primeiro trabalho "GENEALOGIA DA FAMÍLIA PUENTE - DESCENDENTES DE JOSÉ MARTINIANO PUENTE"...Também pesquiso as Famílias BARBOSA, LESSA, GOULART, NUNES GARCIA, LOPES DE MORAES e REYES; algumas com vasto material a ser editado.

    ResponderExcluir