quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os Jornais: há 100 anos ...


Os Jornais: há 100 anos...

O jornal “O Independente” de junho de 1911 [Arquivo Histórico Municipal de Porto Alegre Moysés Vellinho] veiculava uma homenagem à Sra. Irene Seabra, de Quaraí/RS:

Irene Seabra

É uma existência auroral a que hoje engalana esta secção, consagrada à admiração do belo sexo de todos os municípios do Rio Grande.
Com a plenitude dos anos, no Zenith da vida afetiva, a Senhorita Irene concretiza o que de soberano, cativante, adorável se encontra na natureza feminil.
Espírito duma sagacidade intensíssima, gênio afável, trato sedutor, bondade sem jaça, alma que é um rosário de carinhos numa ambula de cristal, a nossa biografada constitui um florão, um encanto que redobra, à medida que mais se lhe devassa o ser angelical, duma pureza incorpórea, imaculada que, se pensarmos no céu, faz-nos lembrar um anjo e se, no reportarmos a terra, lembra uma sereia de bondade, de luz, de amor e carinhos...
Poucas vezes a estesia física se aliou tanto à nobreza d’alma, como em nossa retratada, onde o sentimento dá vigor à forma e o espírito movimento à graça.
É a Senhorita Irene Seabra natural Quaraí, onde reside e em cuja sociedade é objeto de constante admiração e estima.
Filha do abastado fazendeiro Sr. Germano Seabra, constitui a nossa biografada o anjo bom, a inspiração adorável de seus bondosos progenitores, que nela encontram a redenção da alegria, da vida e da felicidade.”
E nós, que sabemos venerar a santidade dum lar doméstico e acatar a simpatia duma sociedade em peso, aliamos às muitas provas de admiração que há recebido, as nossas, interpretadas nestas linhas, que são a expressão translucida e fiel de nosso sentir e de nossa lealdade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário